Texto: Dn. 5:27
“TEQUEL: Pesado foste na balança, e achado em falta".
Acredito que a balança seja um inimigo na vida de muitas pessoas. Ao passar por ela, muitos saem tristes, insatisfeitos e ate mesmo indignados. Entretanto, a balança não mente. Ela diz como você está. Revela tanto nossos excessos como as nossas faltas. Muitos chegam a evitá-la, visando não confrontar suas informações precisas,enquanto que outros, estão sempre avaliando seu peso, a fim de manter-se em forma.
Diz o texto, Belshazzar, neto de Nabucodonosor, que viveu no século VI a.C, em virtude de suas heresias, e de sua postura de profanar os vasos sagrados do templo de Jerusalém, fora pesado por Deus. E o resultado da pesagem revelou EXCESSO E FALTA; extremos; desequilíbrio nas ações; descontrole; peso intolerável; sobrecarga de iniquidades; negligência na aplicabilidade dos deveres.
Belshazzar ultrapassou seus limites, avançou o sinal vermelho de Céu; agiu incoerentemente; ignorou os parâmetros de Deus; abusou da misericórdia divina; não pesou as consequencias de seus atos; achou que Deus não levaria em conta seus desmandos, até o dia da sua pesagem.
E quando chegou esse dia, Belshazzar foi encontrado fora de forma! Não se preocupou em momento algum em avaliar suas posturas diante da vida. Não se esmerou em eliminar a carga pesada do pecado que pairava sobre a sua alma; Não se constrangeu com os excessos da sua arrogância e presunção, até o dia em que a mão de Deus se moveu contra a sua vida. Sua sentença estava sendo decretada; sua coroa estava sendo removida; seu poder estava sendo sobrepujado.
Amados não esperemos que a mão de Deus começe a escrever nas paredes de nossa vida, sentenças contra nós. Diz a Escrituras, que horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo . Não queira brincar com o sagrado. Deus não se deixa escarnecer. Belsazar estava alegre e animado no começo da festa,mas quando ele viu a mão de DEUS ficou completamente abalado,corpo,alma e espírito. Ele sabia que era chegada a hora do paredão; da berlinda. Era chegada a hora da sua pesagem.
E quando Deus decide pesar; chamar o homem à responsabilidade; à um ajuste de contas, é impossível maquiar, esconder, camuflar nossos excessos. Diz a Bíblia que Deus é sabedor de todas as coisas; dele nada podemos omitir; todas as coisas que estão encobertas haverão de ser reveladas. Deus haverá de cobrar de ti todas as palavras denescessárias que tu proferistes; todas as verdades que tu omitistes; todas as ações que tu não medistes as consequencias(“porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são pesadas todas as ações” I Sm 2.3); todas as oportunidades que tu perdestes; todas as mensagens que tu ouvistes; todos os pecados que tu praticastes; todos os limites que tu ultrapassastes.
Quando Deus decide pesar, é impossível esconder nossas faltas. Falta de humildade; de tolerância; amor( Éfeso); serviço( sacerdote e o levita); abnegação(rico insensato); compromisso( não deixar as redes); fé( Tomé); Domínio próprio( Pedro); sensibilidade( Jonas); sabedoria.
Quando Deus decide pesar, é impossível usar medidas diferentes, pois a balança enganosa é abominação ao Senhor, mas o peso justo é o seu prazer”( Pv. 12:2) . No juízo divino não existem dois pesos e duas medidas( Pv. 20:23). Não existe o jeitinho brasileiro; a possibilidade de burlar a justiça. Deus quando pesa, pesa com justiça; pesa com exatidão, com precisão . O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa." (Pv 16:11). O peso fraudulento e a medida falsa são abominação ao Senhor, tanto uma como outra coisa."( Pv 20:10) Deus não procura tirar proveito da situação ou levar alguma vantagem. Seu peso será o reflexo da sua semeadura e a eternidade o fruto da sua colheita.
Quando Deus resolve pesar, é impossível nos eximir. Ninguém escapará do tribunal de Cristo. Todos nós haveremos de comparecer pertante o Rei dos reis para um ajuste de contas. É um encontro marcado, inevitável e individual. Cada um prestará contas de si mesmo a Deus( Rm. 14:12). Todos nós, cedo ou tarde, estaremos subindo ali para sermos pesados. Não se esqueça que há uma linha divisória entre a longanimidade de Deus e a sua justiça; entre a sua paciência e a sua ação ajuizadora; entre o seu esperar e o seu agir. A tolerância de Deus é igual a zero para quem ultrapassa a linha vermelha. Ninguém escapará do juízo. A verdade é que o mau não ficará sem castigo (Pv 11.21).
CONCLUSÃO:
Se você não avaliar hoje mesmo a tua vida e não corrigir teus excessos e faltas diante de Deus, a qualquer momento você poderá esperimentar a balança de Deus. Se a tua pesagem for negativa, se fores achado em falta, serás condenado ao eterno degredo, nas se fores encontrado em forma, aprovado, serás conduzido à eternidade. “Pese-me Deus em balanças fiéis e conheça a minha integridade” (Jó 31.6).
( Pr. Ângelo Mário)