quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

                                                14/12 - DIA DA BÍBLIA
                                                        
                                                        O QUE A BÍBLIA É:

                                         A Bíblia é o LIVRO que revela o amor de Deus.
                                        A Bíblia é a VOZ que saúda em tom de bondade.
                                      A Bíblia é o AMIGO que supre todas as necessidades.
                                                   A Bíblia é a FONTE da sabedoria.
                                     A Bíblia é a MINA que encerra abundância de Riquezas.
                                     A Bíblia é o MÉDICO que sara todas as enfermidades.
                                            A Bíblia é o SOL que renova e aquece a alma.
                                            A Bíblia é a ESPADA que protege do inimigo.
                                              A Bíblia é o GUIA que nos conduz ao Pai.
                                             A Bíblia é a VERDADE que podemos confiar.
                                       A Bíblia é o VOLUME que encerra a Palavra de Deus.


SERÁ QUE VAI DAR CERTO?

Quando paro para refletir como se deu o nosso encontro, até parece que foi ontem.  Posso lembrar-me do dia em que ouvi o teu nome. Tu estavas numa lista em meio a tantas outras que aguardavas um obreiro. Quando os nomes foram sendo citados, não hesitei, logo meu coração palpitou por ti. Eu sabia que nossas histórias iriam se encontrar. Contudo, pouco conhecia de ti. Apenas vagas informações que não me geravam uma visão real de quem tu realmente eras.
Quando alguém disse a mim, desejas conhecê-la? Então eu disse: agora? Meu coração disparou, pois não imaginaria que seria tão rápido o nosso primeiro contato. Sai do meio de uma multidão alvoroçada que torcia pela vitória do Brasil na copa de 2010, e me dirigi para uma sala onde conheceria uma pequena parte de ti. Lá estavam dois varões desejosos em conhecer um pastor experiente, maduro e oriundo do norte do Brasil. Para a surpresa deles aparece um jovem pouco experiente, meio-verde, vindo do norte da Bahia. Vi estampado em seus rostos a dúvida: SERÁ QUE VAI DARÁ CERTO?
Bastou apenas ver os teus degraus. Contemplar o teu potencial e perceber o brilho dos olhos, que assinalava o início de um relacionamento: vai dar namoro! Contudo, busquei ao Senhor e dele fiz prova, visando saber se era a sua vontade a nossa convivência.  Minhas dúvidas foram se transformando em certezas e o desejo de estar ao teu lado passou a ser regado pelo Espírito Santo.
Fizestes de difícil. Deixaste-me dois meses em silêncio a fim de dar-me uma resposta. Entendi que era preciso esse tempo, para tomares uma decisão de tão grande relevância. Quando teu silêncio foi quebrado, manifestei o meu desejo de caminhar contigo até o dia em que o Senhor decidir nos separar.

Sei que não passarei toda minha vida ao teu lado, mas o tempo que até aqui vivemos juntos já foi o suficiente para dizer que valeu a pena de conhecer e fazer parte da tua história. Quanto a pergunta supracitada, somente você tem a resposta! PARABÉNS QUERIDA IGREJA! Sou muito grato a Deus por ser seu pastor!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Encontro de Casais





EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O presidente da Primeira Igreja Batista Missionária de Brumado no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto da Igreja, CONVOCA, todos os seus membros para participarem de uma Assembleia Geral Extraordinária (Art. 20, II; Art. 43,  IV, V), que realizar-se-á no dia 09/11/2014 às 09:00h no templo supracitado, para deliberar sobre a seguinte pauta:
I.             Escolha de Novos Diáconos (Art. 13, § 1º, Inciso II).




Brumado, 16 de Outubro de 2014.




DIA DO DIÁCONO
2º Domingo de Novembro

Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

                                                                                                                             (I Timóteo 3:8-13)

                         

Parabéns Amados Irmãos
MULTIPLIQUE COMPAIXÃO
(Mt. 14:14)
Quero convidá-lo a pensar sobre o conceito destas duas palavras: Compaixão e Graça. GRAÇA é um favor imerecido pelo homem, fruto da misericórdia e amor divino. COMPAIXÃO é o sentimento de pesar que nos  causam  os males alheios, bem como uma vontade de ajudar o próximo.  Sentimento de simpatia ou de piedade para com o sofrimento alheio, associado à vontade ou ao desejo de auxiliar de alguma forma.
Jesus é a nossa maior referência no exercício da compaixão. Em Mateus 14:14 lemos ... “viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela  e curou  os seus enfermos”.  Jesus não apenas sentiu compaixão. Ele exerceu a compaixão, ou melhor, agiu em favor da  multidão.
Pensar em um homem que deu sua própria vida em favor da nossa é pensar em um exemplo único de compaixão e de graça, pois não merecíamos absolutamente nada. Diariamente, como Jesus, temos visto a multidão. Uma multidão que se perde em um contexto de violência e de dor e que clama por socorro.
Crianças, adolescentes, jovens e idosos são protagonistas dos mais assustadores atos de violência e abandono que estão inseridos tanto nas comunidades carentes, quanto nos bairros mais elitizados de nossas cidades.
Vivemos “anestesiados” e em muitos momentos nem sequer nos lembramos de orar e pedir a intervenção de Deus nas vidas destas pessoas.  Em um cenário tão drástico como este, nossa atitude muitas vezes é de buscarmos proteção nos fechando em nosso mundo particular.
Tenho me perguntado: Onde está a honra? Onde está a dignidade? Onde está o amor? Onde está a compaixão? Onde está a Igreja? Esta é uma multidão que levanta um clamor a nós, servos e igreja do Senhor, pelo exercício da compaixão e da graça. Não podemos ficar indiferentes, paralisados e recuados frente a tão grandes desafios. Precisamos, como Jesus, não apenas sentir, mas agir em favor desta multidão. MULTIPLIQUE COMPAIXÃO!

(Texto Adaptado) 
 Anair Bragança S. Siqueira

segunda-feira, 13 de outubro de 2014



15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR
DEUS OS ABENÇOE MUITÍSSIMO!
PARABÉNS CRIANÇAS!

MULTIPLIQUE ORAÇÃO



“Senhor, ensina-nos a orar”. (Lucas 11:1)


A oração de Jesus implementava vontade de orar. Esta é a constatação à qual podemos chegar após ler o texto de Lc 11.1.
Jesus orava em certo lugar. Como crianças observando sorrateiramente o que o pai faz, os alunos observavam o Mestre. Após Ele orar, os discípulos o cercaram. Absortos, pediram-lhe: “Ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos”. Algo na oração jesuânica despertou neles a vontade de orar. O que poderia ser?
A oração que implementa vontade de orar é uma oração coerente. É fruto de uma prática de vida na presença de Deus. É a continuidade de um diálogo constante e ininterrupto com o Pai, robustecido cotidianamente. É a expressão verbal que é aprazível ao Senhor ouvir, pois sobe como cheiro de sacrifício vivo, resultado de uma vida agradável a Deus.
É uma oração que traz aprendizado. A oração do Pai-Nosso, formulada por Jesus, ensina-nos a nos dirigir a Deus em oração. A teologia que um cristão advoga crer é a exposta nos concílios de ordenação, mas a teologia em que ele realmente crê e vive é aquela manifestada em sua oração. Nossas orações revelam nossa teologia prática. O que as pessoas têm aprendido por meio de suas orações?
É uma oração que atrai aquele que é atraído porque atrai Aquele que atrai. Quando alguém Lhe obedece, e vive uma vida de oração, a diferença da atmosfera ao seu redor torna-se perceptível. Algo da presença de Deus se manifesta de forma imantadora. A presença de Deus na vida daquele que ora, quando ora, atrai outros.
Após o pedido dos discípulos, Jesus dá uma aula de cerca de 20 segundos sobre oração. Sua oração os fazia ter vontade de orar. Sua pregação insuflava em outros vontade de pregar. Sua vida renovava a vontade de viver. E você? Quando foi a última vez que alguém, após ouvir sua oração, pediu-lhe que o ensinasse a orar? Sua oração insufla em outros a vontade de orar? Se assim ainda não é, que tal investirmos agora em um breve momento em oração?


Pr. Henrique Ribeiro de Araújo
Gerente de treinamento e desenvolvimento JMN 

terça-feira, 9 de setembro de 2014

DISPOSIÇÃO E PRONTIDÃO




Segundo o dicionário da Língua Portuguesa Priberam, o vocábulo disposição significa “maneira como as pessoas estão colocadas ou situadas; tendência ou habilidade para desenvolver algo; intenção, estado para ser usado ou ser útil”.
As Escrituras afirmam que todos os crentes foram capacitados com dons espirituais (I Co 12; Rm 12), habilidades, potencialidades que devem ser colocadas à disposição do Reino de Deus. Disposição é a intenção, o desejo do servo em se colocar na posição desejada pelo seu Senhor, afim de que o ministério que nos foi confiado por Ele, seja executado com êxito, sucesso. 
Reconhecer que tem uma missão a desempenhar e vontade em fazer, em sentir-se útil, não faz do crente um servo, pois é no exercício dos seus dons e talentos que o servo descobre o seu valor.  Ter disposição é bom. Mostrar-se “pronto”, é o que Deus espera de cada um de nós (Is. 6:8).
Enquanto que a disposição trabalha no campo do abstratismo, do desejo, da vontade em ser usado, em ser útil, a prontidão já permeia o campo da ação, do concretismo. Deus espera de nós não somente disposição, mas uma diligência acompanhada de boa vontade. (Mateus 21.28-32)
Você está preparado para agir sem demora, conforme as exigências do Mestre?  No serviço do Rei você revela presteza, desembaraço e rapidez para atender as demandas daquele que te chamou? Vives em estado de alerta, pronto para fazer as intervenções necessárias à semelhança daqueles que vivem em quartéis? (Hb. 6:11;  II Co. 9: 1;  II Co. 8:11,12).
Se não tens resposta para as indagações acima, sinto em afirmar-lhe: “Tens disposição, mas não estás pronto para ser usado como vaso nas mãos do Oleiro”.                  

(Pr. Ângelo Mário)


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

HOMENAGEM AOS PAIS

Eu tenho um amigo
Que sempre está comigo,
 Presente do bondoso Criador.
Eu tenho um amigo,
Fiel, companheiro,
Exemplo verdadeiro de amor.
No dia em que eu nasci,
Ele já estava ali


Me recebendo nos braços da família;
Eu não sabia de nada,
Mas ele já me amava
E me ofertava a sua companhia.

Meu pai, meu amigo (meu pai)
Fiel, companheiro,
Exemplo verdadeiro pra mim (pra mim),
Meu pai, meu amigo (meu amigo)
Fiel, companheiro,
Exemplo verdadeiro para mim.
Sua vida me conduz
Aos braços de Jesus,
A quem eu amarei até o fim.

(Meu pai, meu amigo - Cristina Mel)




FELIZ DIA DOS PAIS!
QUE VOCÊ SEJA  PAI SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

QUAL A SUA MOTIVAÇÃO?


Este é o tempo marcado pelo avanço tecnológico científico e acadêmico. A cada dia que passa nos vemos envolvidos nessas mudanças que de uma forma ou de outra influenciam no dia a dia da sociedade.

As pessoas sentem-se motivadas com todas essas mudanças a ponto de determinarem o seu comportamento.

A juventude atual, é a juventude do facebook, whatsapp, smartphone, tablet, o que para muitos tornam uma motivação ao tomar posse desses avanços, ou caso contrário, causa do seu desânimo, fracasso, ou vergonha por não possuí-los.

Em outras situações, a motivação é encontrada nas drogas lícitas ou ilícitas, as quais o torna mais desinibido ou inserido no grupo de “amigos”.

Qual a sua motivação? O apóstolo Paulo nos ensina em II coríntios 5:14a que: “O que nos motiva é o 
amor de Cristo”.

Que essa seja a nossa motivação de vida. Que todos os avanços, seja, tecnológico, científico, acadêmico ou outros, apenas contribuam no nosso dia a dia, mas, não seja fator determinante na nossa 
motivação.


Pr. Iran Meira Silva

sexta-feira, 4 de julho de 2014

CRISTO PARA TODOS, NOSSO DESAFIO MAIOR!


Segundo Jesus, a mensagem do evangelho deve ser anunciada para todas as criaturas (Mc. 16:15). Todos,
em todos os lugares deverão ouvir a mensagem que liberta, salva e conduz o homem à eternidade (Tt. 2:11). Esse é o nosso grande desafio, como agência missionária fazer Cristo conhecido até os recônditos da nossa Bahia.   
Vamos alargar nossas fronteiras e afincar nossas estacas (I Cr. 4:10).  Atinjamos as cidades ainda não alcançadas pelo trabalho Batista. Esforcemo-nos em alcançar o nosso alvo de R$ 10.000,00. Oremos por nossos missionários.  Tenhamos compaixão pelas almas perdidas.  Esforcemo-nos em oferecer o melhor de nós mesmos a Deus.
Que nesse mês de julho façamos missões em nosso Estado, com nossos joelhos dobrados, mãos estendidas, corações abertos e olhos direcionados para o céu e a terra, na certeza de que o Senhor da seara nos fortalecerá no cumprimento do seu IDE (Mt. 28:19; I Co. 9:14) e permitirá que produzamos frutos  dignos de arrependimento( Mt. 3:8).


Seu pastor. 

ANIVERSÁRIO E INAUGURAÇÃO DA MB EM VÁRZEA DE AREIA

Louvamos a Deus neste dia, pelos seus feitos em nossa vida. São 12 anos de existência, servindo ao Senhor, proclamando o seu amor e a sua salvação. Ao tempo em que festejamos a inauguração desta reforma tão esperada, que traz para nós um local mais aconchegante e agradável. Que possamos marcar os próximos anos, com vidas sendo ganhas para Cristo, pois, entendemos que a nossa missão é louvar, adorar, servir a Deus, evangelizar. Que O Grandioso Deus, nos fortaleça e nos ajude a prosseguir firmes no propósito. E que o Seu Reino cresça aqui nesta localidade. Deus nos abençoe!  


Pr. Iran Meira






































VENTOS E TEMPESTADES DA VIDA


Um escritor inglês, do século passado, conta em uma de suas obras que na praia perto de sua casa, uma coisa muito interessante podia ser vista com frequência: um navio lançando a sua âncora no mar enfurecido.
Dificilmente existe uma coisa mais interessante ou sugestiva do que essa. O navio dança sobre as ondas. Parece estar sob o poder e à mercê delas. O vento e a água se combinam para fazer do navio o seu brinquedo. Parece que vai haver destruição; pois se o casco do navio for lançado sobre as rochas, será despedaçado.
Mas observamos que o navio mantém a sua posição. Embora à primeira vista parecesse um brinquedinho desamparado à mercê dos elementos, o navio não é vencido. Qual é o segredo da segurança deste navio?
Como pode resistir às forças da natureza com tanta tranquilidade? Existe segurança para o navio no meio da tempestade porque ele está ancorado! A corda à qual ele está amarrado não depende das águas, nem de qualquer outra coisa que flutue dentro delas.
Ela as atravessa e está fixada no fundo sólido do mar. Não importa quão forte o vento sopre ou quão altas sejam as ondas do mar... A sua segurança depende da âncora que está imóvel no fundo do oceano. Muitas vezes nos sentimos no meio de uma tormenta, sendo jogados pelas ondas da vida para cima e para baixo e açoitados pelo vento da adversidade.
Parece-nos, às vezes, que não conseguiremos sobreviver a determinados períodos de nossas vidas. Sem uma vida espiritual, a nossa vida é como um navio sacudido pelo mar enraivecido das circunstâncias incontroláveis da vida. Mas, confiando em Deus, experimentamos sua presença e amor como âncora da nossa vida.
Nos sentimos encorajados e esperançosos. Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco.

Luiz Roberto Silvado
Presidente da Convenção Batista Brasileira